quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Episódios de Férias #1 - A piscina

Férias são férias, e durante três semanas nem no computador toquei. Três semanas em família, em que estivemos sempre os três juntos são um privilégio nestes dias em que é cada vez mais difícil conciliar a vida e a dinâmica de todos.


Por outro lado sabe bem regressar à rotina. Gosto do Setembro como um início de ano, talvez uma reminiscência dos anos lectivos que marcavam mesmo uma transição. Sabe-me bem encontrar de novo a nossa casa, reajustá-la a nós, fazer uns ajustes de decoração ou funcionalidades que há tempo andam para ser feitos.


Mas na memória andam ainda as férias, e há sempre episódios novos quando se passa tanto tempo, todo o tempo, com uma criança pequena.


O primeiro episódio a destacar é óbvio tal foi a paixão: a piscina!


Acho que podemos dizer que das três semanas, duas foram dentro de água! Equipada com duas braçadeiras cor-de-rosa estar dentro da piscina era um verdadeiro vício. Das dez da manhã às cinco da tarde, com intervalo para almoço e sesta, a rotina era por o fato de banho, as braçadeiras, pegar no balde e todas as formas e pás que lhe pertencem e... zás, dentro de água. Sair, só quando já tremia ou os dedos começavam a ficar (demasiado) enrugados. Dez minutos fora de água, embrulhada na toalha a aquecer ao sol e recomeçávamos a rotina!


E soube sempre tão bem vê-a na piscina, com água pelo peito, a andar de uma ponta à outra e com os baldes e afins a fazer papa para os bonecos!


A segunda piscina das férias já tinha mais profundidade. Na verdade a água dava quase pelo queixo... A melhor solução que descobriu foi ficar nos degraus que eram na verdade bem largos e para as brincadeiras chegavam bem. De novo as braçadeiras, os brinquedos, a havaiana no pé para não escorregar.


Uma tarde tivemos uns amigos connosco, com dois filhos, de dez e três anos. A piscina dos pequenos foi o palco das brincadeiras, claro, e foi engraçado ver como tantas vezes a motivação se faz pelo exemplo: a filha desses amigos, com três anos, tem já um outro à-vontade dentro de água e estava "como peixe". A Rosarinho adorou vê-la de um lado para o outro e aos poucos andava já como ela pela piscina. Percebeu que conseguia andar também dentro de água e alguns pirolitos não lhe tiraram a coragem...


Mas a paixão chegou a seguir quando descobriu a piscina "dos grandes". A Rosarinho sempre se mostrou muito observadora e adora ficar a ver o que os outros fazem. Descobrir uma piscina maior, com mais crianças, mais crescidas, com brinquedos novos foi todo um mundo novo. Depois disso bem a tentámos manter na piscina pequena, mas, depois do primeiro mergulho, pelo seu pé, saía, atravessava a relva, dizia-nos adeus e de rabo alçado, rabo de fraldas num fato-de-banho de favos, seguia para a outra piscina, descendo os degraus como se nada fosse! Ficava a ver as brincadeiras de outros míudos, queria sempre ir atrás das bolas, altura que o nosso colo era um óptimo meio de transporte para onde já não tinha pé. Dizia "qué!" e apontava com o dedo para todos os brinquedos.


Mas é uma criança muito doce. Saía da piscina sempre que era preciso, vinha para casa ou trocava os fatos-de-banho sem problemas. Aprendeu logo à primeira explicação que não se entrava na água sem as bóias e sentava-se calmamente na toalha dela à espera que as colocássemos. Brincou connosco na relva e comeu bolachas e uvas (muitas uvas) à beira da piscina. Caía de sono no fim do dia.


Já estou com saudades!...

1 comentário:

  1. Linda! Eles são sempre muito melhor do que aquilo que esperamos (diz a perita :P)... mas acho que esse encontro contigo mesma, o sentir que está a bater certo, só acontece realmente (assim como tu o descreves, ou como eu o leio) quando és fiel a ti mesma na educação do teu bébé. E devo dizer-te, acho que és fantástica!

    ResponderEliminar