quinta-feira, 3 de maio de 2012

Noites difíceis

Se bem que não nos podemos queixar das noites da Rosarinho, este é um tópico sempre presente em qualquer conversa de mãe. A verdade é que basta uma noite mal dormida para transtornar o dia, ficar um pouco traumatizado. A privação do sono dói!
Até aos dois anos tivemos noites quase santas, adormecer não era um problema, a Rosarinho ia para o quarto sem qualquer manifestação de protesto, muitas vezes pedia a cama e até nos dizia adeus quando apagávamos a luz e saíamos, simplesmente, do quarto.
Agora a consciência já é outra e a vontade de brincar e estar connosco também. O sono parece não chegar nunca e a menção de "caminha" tem como resposta "não quer!" É preciso distrair, é preciso inventar, é preciso inovar para convencê-la a entrar no quarto. Depois temos um ritual muito rígido, com uma história ao meu colo, contada na cadeira do quarto, e um candeeiro acesso. Depois, uma segunda história. Esta é na cama, sentada, com todos os bonecos que se lembra igualmente sentados ao lado dela. O Mickey, o coelho, o urso, e Emília... No fim da história, apago a luz, com protestos, fica com o livro na mão e tenta ainda "lê-lo" naquele semi-escuro que fica no quarto. Já eu, não posso sair do quarto, tenho que ficar na cadeira. 5 minutos, 10 minutos, 15 minutos. Vou tentando sair, mas quando tento lá vem choro, mimo e mais protestos. Sento-me outra vez e lá tento sair cinco minutos depois... às vezes consigo, porque o sono tem mais força que o mimo. Outras, chora, mas lá vai ficando.
Mas, a conclusão de que estávamos mal habituados, não resulta só daqui. Acordar a meio da noite, 4h00/5h00, com gritos, passou a ser um cenário quase diário. Andava eu aqui a matar a cabeça a julgar serem pesadelos, tinhamos limitado mais um pouco o acesso ao que vê na televisão, até que a tia S. me pergunta: "ela tem luz de presença?" Obrigada, tia S. hoje voltámos a por luz de presença (que querem, nunca foi precisa!), e percebi que acordou pela mesma hora, manifestou-se um bocado mas adormeceu em seguida e eu nem precisei levantar-me, quanto mais lá ficar na cadeira do quarto o resto da noite!   

2 comentários:

  1. Raquel os meus tb n dormem sem a luz de presença e n pode ser qq uma...são as luzes de natal!
    Bjinho e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  2. Parabéns pelo seu blog.
    Visite-nos em
    www.superbebes.com.pt

    ResponderEliminar