sexta-feira, 23 de abril de 2010

4 meses e a primeira papa!

Nem acredito que chegámos à barreira dos 4 meses... Anteontem fizemos desta barreira psicológica uma autêntica festa de aniversário. Não sei se é por ser um número redondo, se por entrar na fases das papas, mas a minha bebé ficou "de repente" crescida. Fico entre a nostalgia e o orgulho. Mas mais para o lado do orgulho!
Tal ficou sustentado com a consulta de ontem com a pediatra.
7,90Kg. Bem que as minhas costas acusavam...Está quase no percentil 90 e ficou a ameaça de lhe retirar as papas muito em breve ('tadinha, ainda nem tinha comido a primeira papa e já estas ficaram com data marcada...). De resto, ficou a certeza que está enorme (em comprimento, percentil 75) e a "bicha a fazer tudo aquilo que deve". Leia-se, a rebolar, a agarrar com ambas as mãos, a palrar muito e a rir.
Vieram então as recomendações para a alimentação: nestas duas semanas, papa de maçã ou pêra da Milupa, uma vez por dia, ao jantar, sempre à colher. A partir dos 4 meses e meio, duas refeições à colher. Ao almoço, sopa e fruta, ao jantar, papa. Leite nos intervalos. A partir dos 5 meses é suposto então fazer as refeições de como gente crescida: pequeno-almoço de leite, almoço, sopa e fruta, ao lanche leite, jantar com papa e ceia de leite.
Arrancámos ontem com as papas.
Escusado será dizer que fui directa ao supermercado comprar as papas todas que havia para comprar. E à noite, às 21h, depois de a Bolinha acordar de um sono profundo que resolveu fazer fora de horas, atacámos.
Sentada na cadeira, aqui vai disto... Medo, muito medo... Mas as primeiras colheres de para foram um sucesso! ficou muito atenta à colher e até empurrava com as mãos, eh, eh. Depois da 10ª colher de papa as seguintes foram para todo o lado! Ou seja, para as bochechas, para o babete, pelo nariz acima, felizmente não para cima dos pais! No balanço, foi um sucesso relativo. Hoje lá tentaremos outra vez!

Sem comentários:

Enviar um comentário